Dicas

Traje Adequado

Quando você for convocado para uma entrevista, principalmente aquela empresa que já aguardava um bom tempo ou vai apresentar um projeto para a diretoria. Para garantir seu êxito, é hora de usar o seu melhor terno, para impressionar seu entrevistador. Certo? Errado?

- Trajar o seu melhor terno, não significa que você estará passando uma imagem positiva. Saber se vestir bem, é somar o bom senso e elegância com seu estilo próprio.

Cerca de 70% do que as pessoas pensam sobre você são reflexos do seu visual. Seguir algumas regras de etiqueta são fundamentais para alcançar mais rápido seu lugar ao sol.

Outra dica: jamais use roupas jeans. Recomendável uma calça de algodão ou lã fina, camisa esporte ou pólo, um blazer ou suéter e mocassins.
Algumas empresas de cultura informais aceitam jeans, mas a combinação com tênis e camiseta fica reservada a ala junior. Agora paletó com tênis ou calça social, não é recomendável.

Como se comportar em uma entrevista.

O currículo tem que ser muito bem elaborado, para se conquistar uma vaga. Mas o papel de nada vai adiantar se você não souber se comportar no momento da entrevista.
Geralmente o candidato começa a ser analisado a partir do momento em que chega até a empresa.
É necessário ter uma certa descrição na sala de espera, atitude que deve também quando estiver diante do entrevistador.

Antes da Entrevista:

1 – Procure chegar com 15 minutos antes do horário marcado.
2 – Você será analisado assim que chegar na empresa.
3 – Preserve sua auto-estima e seja positivo.

Durante a Entrevista:

1 – Demonstre segurança, entre na sala de cabeça erguida.
2 – desligue o celular.
3 – Olhe nos olhos do entrevistador ao cumprimenta-lo.
4 – Quando responder as perguntas, não olhe para os lados e sim nos olhos do entrevistador.
5 – Fale corretamente e com tom de voz agradável.
6 – Nunca minta ou omita informações importantes.
7 – Não fale mal do seu último chefe ou emprego.
8 – Aguarde o entrevistador perguntar sobre sua pretensão salarial.
9 – Não tenha receio de fazer perguntas.
10 – Saiba ouvir limite-se a responder apenas sobre as questões formuladas.


Comportamento nas Dinâmicas:

Freqüentemente os candidatos enfrentam situações desafiadoras, que necessitam representar.

- Sobressai quem:

 Ouve a equipe.
 Separa papéis.
 Planeja as tarefas antes de executar.
 Aplica idéias de maneira clara e objetiva, sem atritos e discussões.
 Dá opiniões com segurança, baseadas em dados concretos.

- Não de destaca quem:

 Interrompe outro participante.
 Procura ser o centro das atenções.
 Demonstra arrogância.
 Não costuma participar das atividades em grupo.